GEOGRAFIA

GEOGRAFIA - 2014

Prof Maria Eloci
Ano: 7º
Turmas:71 e 72 
Período: Agosto a Outubro

Regiões Brasileiras
 
Documentários sobre as Regiões Brasileiras
  • Região Sul


  • Região Sudeste
  
  • Região Centro Oeste






 Prof Maria Eloci
http://www.idealdicas.com/diferencas-desenvolvidos-subdesenvolvidos/

 

Diferenças entre Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Na história da humanidade sempre existiram nações pobres e nações ricas. O mundo atual, porém, apresenta um desequilíbrio que não se compara com o de nenhuma outra época.
Foi principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial que os povos acordaram para a realidade: o mundo estava desequilibrado, pois um grande desnível separava uma nação de outra. Assim, além da divisão do mundo em países capitalistas e socialistas, havia uma outra: de um lado, alguns países ricos, poderosos e desenvolvidos: do outro lado, muitos países pobres, dependentes, subdesenvolvidos.
Mas, o que é ser um país desenvolvido ou subdesenvolvido? Para você compreender essa subdivisão do mundo, vamos estabelecer algumas características do que seja desenvolvido e subdesenvolvido.
O MUNDO DESENVOLVIDO: Fazem parte do mundo desenvolvido países que já atingiram um alto nível de industrialização e conseguiram substituir grande parte da energia humana ou animal pela força das máquinas a vapor, gás, eletricidade, petróleo ou mesmo energia nuclear.
As principais características de um país desenvolvido são:
  • Alto grau de capacidade técnico-cientifico;
  • Modernos e eficientes meios de trasporte terrestre, aéreo e marítimo;
  • Atualizados e bem distribuídos meios de telecomunicação;
  • Agricultura moderna e racional;
  • Predomínio da população urbana sobre a rural;
  • Nível de vida bastante elevado;
  • Pequeno ou nulo número de analfabeto;
  • Baixa taxa de natalidade;
  • Baixa taxa de mortalidade infantil.
Como resultado de tudo isso, os países desenvolvidos mantêm um substancial aumento em sua produtividade e, assim, podem atender às necessidades e aspirações de seu povo.
O MUNDO SUBDESENVOLVIDO: é uma situação econômica-social caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais. Tal dependência manifesta-se das seguintes maneiras:
  • Deficiência tecnológica;
  • Endividamento externo;
  • Relações comerciais desfavoráveis;
  • Influência de empresas estrangeiras.
a) Deficiência tecnológica: os países pobres pouco investem em pesquisa e utilizam tecnologias dos países desenvolvidos.
b) Endividamento externo: normalmente, todos os países subdesenvolvidos possuem grandes dívidas com bancos internacionais.
c) Relações comerciais desfavoráveis: geralmente, os países subdesenvolvidos exportam para as nações ricas produtos primários (não industrializados), tais como café, cacau, soja, algodão, manganês etc. As importações, por sua vez consistem basicamente em artigos manufaturados (industrializados),  e tecnologia avançada, aviões, computadores, máquinas automatizadas etc. Os artigos importados têm preços bem mais altos que os exportados. Tais relações mostram-se desvantajosas.                                   c) Influência de empresas estrangeiras: uma grande parcela do lucro dessas empresas é remetida para as matrizes, o que provoca acentuada descapitalização nos países subdesenvolvidos.
Por: Francisco Dias



9º Ano
Professora Rosmari

Antártida - Continente Gelado 

Pesquisa dos dados gerais: aspectos físicos, sociais e econômicos. Pesquisa científica na Antartida. Estação Comandante Ferraz.
 Derretimento das calotas polares. 
Leitura, elaboração de texto.
Pesquisa em sites. Editor de texto.


http://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4 
http://www.youtube.com/watch?v=IJM9ROw_FNA


SENSORIAMENTO REMOTO


As mudanças continuas do meio ambiente e o levantamento dos recursos naturais é melhor compreendida através da observação  da superfície terrestre. Esta é favorecida por meios tecnológicos sofisticados, como os satélites, que através  de coleta de dados permitem a visão de extensas áreas e a coleta de informações, tanto em escala continentais como em pequenas regiões.
Através do  tratamento de imagens, os satélites favorecem o estudo e monitoramento dessas áreas. Pode-se obter mapas temáticos,usados na geologia, vegetação, uso do solo, relevo, agricultura, rede de drenagem, inundações, entre outros.
O satélite CBERS, (Chinese – Brazilian Earth Resources Satellite, é um satélite nacional em parceria com a China, lançado em 1999 e administrado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais); o Landsat 7 (Earth Resources Technology Satellite),  foi lançado em 1999. O primeiro Landsat foi lançado ainda em 1972; o SPOT (Sistéme Probatoire de L’Observation De La Terre France), o primeiro da série (SPOT 1) foi lançado em 1986. 

Para saber mais:

 


GOOGLE MAPAS:
Ao entrar  no Google, na  opção “mapas” podemos visualizar mapas de países, cidades, bairros, ruas,entre outros .
Através da utilização dessa ferramentas podemos visualizar imagens de satélite favorecendo o  estudo de  diversos assuntos da Geografia, como a hidrografia, geografia urbana, geomorfologia, climatologia, ecologia, geologia e sensoriamento remoto.



6º ANO:

JOGOS EDUCATIVOS DE GEOGRAFIA:


FUSOS HORÁRIOS:





http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/2/26/Fusoshorarios.swf



http://www.timeticker.com/


COORDENADAS GEOGRÁFICAS:



http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/c/c6/Redesgeograficas.swf



ESTAÇÕES DO ANO;

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/5/5d/Esta%C3%A7%C3%B5es.swf




CARTOGRAFIA:

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1098



PORTAL GEOENSINO:
http://www.geoensino.net/2011/06/teste.html


SÓ GEOGRAFIA

http://www.sogeografia.com.br/Jogos/


jogos de geografia:

http://www.geografia7.com/jogos-geograacuteficos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário